A estimativa de consumo de Imunoglobulinas para um país é de cerca de 15Kg/milhão de habitantes/ano. Por este cálculo, a necessidade anual de Imunoglobulinas para a população brasileira é de cerca de 2,7 toneladas.
Quadro 1: Estimativa de Consumo de Imunoglobulinas
Produto
|
Estimativa de Consumo *
|
Necessidade do Brasil**
|
IMUNOGLOBULINAS
|
15 Kg /milhão de habitantes/ano
|
2,7 toneladas
|
* Fonte: Burnouf: Plasma Fractionation, OMS, 2001
** Para uma população de 184 milhões de habitantes
O Brasil não possui unidades de produção de imunoglobulinas na forma de hemoderivados (há apenas produção de imunoglobulinas soro específicas como no Instituto Butantã) atualmente.
O Brasil está tratando a questão do abastecimento de Imunoglobulinas em três cenários:
-
Atual: compra de imunoglobulinas no mercado internacional
-
No curto prazo (ainda em 2008): fracionamento do plasma estocado no país para obtenção de hemoderivados, inclusive imunoglobulinas
-
A partir de 2010: implantação da HEMOBRÁS e obtenção gradativa de auto-suficiência na produção de imunoglobulinas.
Quanto às compras (situação atual), o Brasil tem comprado cerca de 2,12 toneladas por ano, o que está um pouco abaixo da estimativa de consumo, mas tem sido suficiente para o atendimento da demanda nacional. Como se trata de produto de difícil obtenção, o fornecimento sofre alguma irregularidade.
Quanto ao fracionamento do plasma estocado, o Brasil assinou contrato internacional para beneficiamento do plasma excedente com a empresa estatal francesa LFB (Le Laboratoire francais du Fractionnement des Biotechnologies). A produção anual prevista de imunoglobulina, resultante deste contrato, varia de 450.000 - 600.000g/ ano ( base de processamento de 90.000 - 150.000 litros de plasma).
Com o início das operações da Hemobrás, previsto para 2010, espera-se dar início a produção nacional de imunoglobulinas na cidade de Goiana/PE. A transferência de tecnologia será também da LFB. Neste cenário, há a previsão de produção de cerca de 240 kg de imunoglobulinas no primeiro ano de funcionamento da Hemobrás. Anualmente a produção vai ser gradualmente incrementada até a obtenção da auto-suficiência nacional na produção de Imunoglobulinas prevista para o ano de 2016.
|